Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de março de 2014

Tilossauro

Fã arte de Hellraptor
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Tylosaurus Proliger
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do norte, Japão
peso: Cerca de 2 toneladas
Tamanho: 11 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Tilossauro foi um extinto gênero de répteis marinho que viveu no Cretáceo Superior da América do Norte. Tilossauro atingiu até 15 metros de comprimento e é um dos maiores répteis marinhos. Tilossauro tem um forte parentesco com cobras e o atual lagarto monitor, tanto é que sua pele deve ter tido escamas como a de seus parentes modernos. Sua cauda tem mais de 80 vértebras que servia para impulsionar o animal na água e suas nadadeiras serviam como leme para direcionar o animal.

Seu corpo era flexível e bem adaptado a vida marinha, alguns cientistas sugeriram que o animal desse a luz a crias desenvolvidas ainda na água visto que o animal teria sérias dificuldades para ir a terra e suas crias teriam sérias dificuldades para sair. Espinhos nas caudas demonstram que ela deveria ter sido alta, mas estreita.

Os primeiros achados foram um crânio fragmentado e 13 vértebras no Kansas em 1868, foi chamado de Macrosaurus proriger por Cope. Em 1872 Marsh mudou para Rhinosaurus, porém este nome já era usado por outro animal. Então Cope decidiu mudar o nome do animal para Rhamposaurus que também já era usado! Finalmente Essa confusão toda acabou quando Marsh definiu para o animal Tylosaurus.

É provável que o animal pudesse ter vivido em grupos familiares e cuidassem bem de suas crias. Uma característica única desses animais foi uma extremidade óssea dura no focinho, foi proposto que ela era usada em combates com outros animais da mesma espécies, o fato de alguns indivíduos encontrados com focinho danificado sustenta essa hipótese. O animal é pensado para ter sido o predador topo de seu habitat, já se foi encontrado em seu estômago tubarões, peixes, mosassauros menores, plesiossauros e aves marinhas como Hesperórnis. Um dinossauro hadrossaurídeo foi encontrado com marcas de dentes de Tilossauro que, levantam a hipótese de que ele preferia águas rasas e pode ter caçado animais terrestres que se aventurariam nessas.

Tilossauro em Jurassic Park: The Game

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...